Processo seletivo encerrado
Para dúvidas entre em contato com selecao@legislabrasil.org

CONHEÇA O DEPUTADO FEDERAL DUARTE JR
Deputado Federal eleito com 111.019 mil votos, sendo o mais votado em São Luís.
É advogado e professor, Doutor em Direito Constitucional pelo IDP de Brasília/DF, Mestre em Políticas Públicas pela UFMA e Pós-graduado em Gestão Pública pela UEMA.
Foi Deputado Estadual (2019/2022), o mais votado da história de São Luís, eleito com 65.144 mil votos. Ainda em 2020, Duarte foi candidato a prefeito em São Luís conquistando 44% (216.665 mil votos) dos votos no segundo turno.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Defesa do Consumidor
- Educação
- Causa Animal
- Inclusão da Pessoa com Deficiência
PROCESSO SELETIVO ENCERRADO
Para dúvidas entre em contato com selecao@legislabrasil.org
ATRIBUIÇÕES
- Pesquisar conteúdos e fazer clipagem
- Escrever discursos do parlamentar
- Intermediar a comunicação entre o mandato, a sociedade e os veículos de imprensa
- Garantir a visibilidade do mandato na mídia e nas redes sociais (grande mídia, mídias locais pelo Estado, principais canais online)
- Preparar o parlamentar para entrevistas e contatos com a mídia e comunicação
- Estar próximo das outras áreas do mandato para o desenvolvimento de conteúdo
- Identificar tendências e insights de comunicação política
PRÉ-REQUISITOS
- Graduação em Jornalismo, Relações Públicas ou similares
- 2 anos de experiência com assessoria de imprensa e/ou com planejamento de comunicação
- Experiência com preparação para contato com imprensa (media training) e comunicação política é um diferencial
REMUNERAÇÃO – a combinar
LOCAL DE TRABALHO – São Luís (MA) ou Brasília (DF).
ATRIBUIÇÕES
- Participar da construção da estratégia legislativa do gabinete
- Análise da pauta semanal (projetos em discussão no Plenário e Comissões da Câmara dos Deputados)
- Apoio às orientações e posição para votos do parlamentar
- Acompanhamento de comissões e plenário
- Articulação e negociação com deputados, assessoria legislativa, governo e agentes externos (lobistas)
- Identificação de oportunidades políticas e acompanhamento da tramitação de pautas que interessam ao mandato, realizando briefings constantes à equipe
- Elaboração, expedição e acompanhamento de documentos oficiais (ofícios, requerimentos, denúncias, comunicações internas e memorandos do gabinete)
- Elaboração de Projetos de Leis Ordinárias, de Leis Complementares, PEC’s, dentre outras proposições legislativas
- Escrever pareceres, emendas, substitutivos e relatórios sobre outros projetos de lei
- Análise de documentos expedidos pela administração pública (PLs, Diário Oficial, Medidas Provisórias, etc)
PRÉ-REQUISITOS
- Graduação em Ciência Política, Direito, Relações Internacionais, Administração Pública, Economia, Gestão de Políticas Públicas, Ciências Sociais ou áreas correlatas
- Experiência mínima de 2 anos em assessoramento parlamentar, advocacy, consultoria política ou funções correlatas
- Conhecimento intermediário do processo legislativo da Câmara dos Deputados
REMUNERAÇÃO – a combinar
LOCAL DE TRABALHO – São Luís (MA) ou Brasília (DF).
ATRIBUIÇÕES
- Auxílio na organização e monitoramento do orçamento do gabinete, incluindo o fluxo de pagamento de despesas ordinárias
- Auxílio na organização do processo de gestão de pessoas (banco de horas, recrutamento, bem-estar da equipe, férias, entre outros)
- Atendimento do principal telefone do gabinete
- Acompanhamento do e-mail institucional
- Recepção de público externo e interno no gabinete no Maranhão, bem como registro, encaminhamento e monitoramento da resolução de suas demandas
- Realização de serviços administrativos, como a elaboração, expedição, monitoramento e arquivo de ofícios; expedição de passagens; atualização de banco de contatos de setores internos e externos ao Congresso Nacional; viabilização de serviços gráficos e de informática; organização do gabinete de Brasília, recepção de correspondências, entre outros
- Elaboração de relatórios relacionados à área administrativa do gabinete
PRÉ-REQUISITOS
- Curso superior em andamento, de preferência na área de Administração
- Cumprir os requisitos de contratação exigido pela Câmara dos Deputados (quitação eleitoral, obrigações de serviço militar em dia, no caso do sexo masculino, nacionalidade brasileira, idade mínima de 18 anos)
REMUNERAÇÃO – a combinar
LOCAL DE TRABALHO – São Luís (MA) ou Brasília (DF).
CRONOGRAMA DA SELEÇÃO
22/12
Lançamento do Gabinete Compartilhado
16/01
Fim das inscrições (prorrogadas)
19/01
Último dia para a etapa de avaliações multi
23/01
Último dia para a etapa de caso técnico
30/01
Último dia para a etapa de vídeo
06/02
Último dia para a etapa de entrevistas
10/02
Divulgação dos selecionados
DÚVIDAS SOBRE O PROCESSO SELETIVO
Os requisitos são próprios de cada vaga e você pode conferir abrindo os detalhes das mesmas. Contudo, para exercer um cargo comissionado no Congresso Nacional é necessário cumprir os seguintes requisitos de contratação: quitação eleitoral, obrigações de serviço militar em dia (no caso do sexo masculino), nacionalidade brasileira e idade mínima de 18 anos.
Não há nenhuma vaga específica que seja afirmativa, mas há o compromisso dos gabinetes em selecionar uma equipe diversa e inclusiva. O gabinete do Dep. Pedro Campos vai selecionar, em pelo menos 1 (uma) das vagas, uma pessoa com deficiência (PCD). O Gabinete Compartilhado está buscando preencher parte das suas vagas com pessoas negras e indígenas e com profissional(is) transgênero(s).
Por acreditarmos em um legislativo mais acessível, representativo e efetivo, recomendamos fortemente a inscrição de pessoas pertencentes a grupos sub representados na política em todas as vagas!
Vale lembrar que cada vaga terá especificidades durante o processo, e que você será conduzido para cada uma das etapas. Mas no geral, o processo seletivo possui as seguintes etapas:
- Inscrições
- Avaliações Multidisciplinares, composta por: teste de alinhamento ideológico e de bandeiras, português, atualidades, raciocínio lógico e/ou estatística (a depender da vaga que você está se inscrevendo)
- Caso técnico
- Vídeo
- Entrevista com o time Legisla
- Entrevista com o gabinete (Gabinete Compartilhado ou gabinetes individuais)
Os resultados de cada etapa e as convocações para as etapas subsequentes serão comunicados somente via e-mail. Em algumas oportunidades, de acordo com a necessidade, serão feitos contatos por telefone. Lembre-se de verificar o SPAM e/ou o lixo eletrônico.
As atividades com os selecionados serão iniciadas em fevereiro, nas datas a serem definidas pelos próprios gabinetes.
Não. Queremos te conhecer um pouco mais a fundo, por isso optamos apenas pelo preenchimento da inscrição no formulário, seguida de vídeo de apresentação, perguntas de motivação, testes e caso técnico. Eles nos permitirão entender ainda mais quem são os candidatos, portanto, não serão avaliados currículos enviados por e-mail.
Entre em contato com a nossa equipe de atendimento via e-mail, lembrando sempre de adicionar um print e a explicação do ocorrido. Só assim conseguiremos te ajudar!
O canal de comunicação oficial é o e-mail selecao@legislabrasil.org. Os gabinetes só têm acesso ao processo seletivo na última etapa. Por isso, toda e qualquer dúvida a respeito da seleção deverá ser endereçada ao time Legisla Brasil.
Não. Infelizmente a maior idade é um dos requisitos para contratação de assessores no Congresso Nacional.
Toda a comunicação sobre sua situação no processo seletivo será exclusivamente por e-mail. Lembre-se de consultar na plataforma Skeel as suas pendências no processo, e qualquer dúvida não hesite em nos contatar.
Caso não tenha recebido nenhum e-mail, você terá até 3 dias para entrar em contato pelo e-mail selecao@legislabrasil.org. Caso não o faça e por conta disto não dê continuidade no processo, estará automaticamente desclassificado
Sim. Se você estiver realmente impossibilitado de participar na data programada, entre em contato com a nossa equipe de atendimento via e-mail para vermos a disponibilidade de uma nova data.
A equipe do gabinete entrará em contato via telefone e/ou e-mail para orientá-lo sobre a relação de documentos a serem providenciados, a data de início e outras informações necessárias para o processo de admissão.
Se você participou de algum processo seletivo anterior da Legisla e foi aprovado ou ficou entre os finalistas, isso significa que você já faz parte do nosso Banco de Aceleradores – e por conta disso não precisa passar por esse processo novamente! Contudo, se você infelizmente não conseguiu ser aprovado(a/e) na última tentativa, incentivamos fortemente que você se inscreva para a vaga que mais chama a sua atenção. Todos os processos seletivos buscam um perfil de profissional específico, e pode ser que essa vaga seja perfeita para você nesse momento
Na segunda semana de fevereiro/2023.
Não! Esse é um dos benefícios que você tem ao ser um Acelerador(a) da Legisla: pular etapas em seleções personalizadas. Entre em contato com o nosso time e avise qual vaga mais te interessa.